quinta-feira, 27 de março de 2014

Inscrições Abertas

Inscrições Abertas


Especialização em Odontopediatria com ênfase em Ortodontia preventiva e ortopedia ao paciente infantil

           Este curso objetiva formar especialistas em Odontopediatria com capacitação para reconhecer, diagnosticar, prevenir e tratar além das doenças que acometem a cavidade bucal do paciente infantil, mas sempre buscando atendê-lo de uma forma integral; para tanto foi estruturado um programa de disciplinas envolvendo as áreas de concentração e de domínio conexo, voltadas para a experimentação plena na qual os professores da área de concentração trabalharão em conjunto, harmonizando a sistemática de ensino.
Fonte :UEPG(Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Cidade

Observatório da UEPG participa de descoberta astronômica

O Observatório Astronômico da UEPG participou de observações que determinaram a descoberta de que o asteróide distante Chariklo se encontra rodeado por dois anéis densos e estreitos. Marcelo Emílio, coordenador do Observatório, registra o significado da descoberta, dizendo que “se trata do menor objeto já descoberto com anéis – e apenas o quinto corpo no sistema solar, depois dos planetas gigantes Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, com essa caraterística. As observações foram realizadas em diversos locais da América do Sul e os resultados estão disponíveis online na publicação da Revista Nature de 26 de março de 2014.
Marcelo Emílio explica que a origem dos anéis permanece um mistério, no entanto pensa-se que pode ser o resultado de uma colisão que criou um disco de detritos. Sobre a descoberta destacada pelos astrônomos como surpreendeste, o professor relata que, além dos anéis de Saturno, que são um dos mais bonitos espetáculos no céu, outros anéis, menos proeminentes, também foram encontrados em torno dos outros planetas gigantes. Sublinha que, apesar de buscas cuidadosas, nunca foram encontrados anéis em volta de outros objetos menores do sistema solar. Marcelo Emílio resume a euforia dos astrônomos porque, agora, as observações do longínquo asteróide Chariklo, feitas quando este passava em frente a uma estrela, mostram que ele também se encontra rodeado por dois anéis estreitos.
Anéis de uma Colisão
Quanto a Chariklo, o professor conta que é o maior membro de uma classe de objetos conhecidos por centauros, que orbitam o Sol entre Saturno e Urano, no sistema solar externo. “Os centauros são pequenos corpos com órbitas instáveis no sistema solar exterior, que atravessam as órbitas dos planetas gigantes”. Marcelo Emílio ressalta o fato do asteróide Chariklo apresentar anéis ainda ser um mistério. “A formação dos anéis deve ser relativamente recente, resultado de uma colisão. Uma ou mais luas de Chariklo, que estão ainda por serem descobertas, poderia justificar a estabilidade dos anéis”. Os astrônomo da UEPG assinala que previsões de sua órbita mostraram que o asteróide passaria em frente da estrela UCACA 248-108672, em 3 de junho de 2013, quando observado a partir da América do Sul.
Com o auxílio de telescópios localizados em sete espaços diferentes, incluindo o telescópio de 40 cm da UEPG, no Campus de Uvaranas, os astrônomos puderam observar a estrela desaparecer durante alguns segundos, conforme o professor. “Foi o momento em que a sua luz foi bloqueada pelos anéis de Chariklo, num fenômeno conhecido por ocultação”, diz Emílio, acrescentando que “se trata da única maneira para se saber o tamanho e forma exatos de um objeto tão remoto”. Prossegue: “Chariklo tem apenas 250 quilômetros de diâmetro e encontra-se a mais de um bilhão de quilômetros de distância. Mesmo com o uso dos melhores telescópios, um objeto tão pequeno e distante aparece apenas como um tênue ponto de luz.
Descoberta Conjunta
Na ação conjunta de observação, os astrônomos descobriram que o sistema de anéis é composto por dois anéis bastante confinados, com apenas sete e três quilômetros de largura, respectivamente, segundo o professor. “Estão separados entre si por um espaço vazio de nove quilômetros - e tudo isto em torno de um pequeno objeto com 250 quilômetros de diâmetro que orbita além da órbita de Saturno”. Externando o orgulho do Observatório Astronômico da UEPG integrar a equipe da importante descoberta, o professor Marcelo Emílio considera esse momento como significativo como justificativa para a criação do curso de Bacharelado em Astronomia da UEPG, em trâmite na instituição.
Professor do Deportamento de Geociências e da Pós-Graduação em Ciências-Física da UEPG, Marcelo Emílio assina o artigo da Revista Nature com o aluno de mestrado Leandro Mehret. O artigo também traz a presença de vários astrônomos - e registra como primeiro autor o professor doutor Felipe Braga-Ribas, do Observatório Nacional/MCTI. O professor Emílio diz que a publicação se soma a várias outras de grande impacto na área de astronomia da UEPG. Também inclui outras três publicações na revista Nature e duas na Science. Para Marcelo Emílio, a participação em artigos na área demonstra que é possível o desenvolvimento de pesquisas relevantes em astronomia na UEPG.
Fonte:Jornal Diário dos Campos 

Frase do Dia

Frase do Dia
"Compartilhe seu conhecimento. É uma das maneiras de atingir a imortalidade."
Bom Dia !!!